STOP CASAMENTOS PERMATUROS,
STOP VIOLÊNCIAS,
PARA UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL SAUDÁVEL E MENOS DESIGUAL.
PRECONCEITO
O preconceito é uma opinião preconcebida sobre uma pessoa, um fato ou uma situação. Ela se origina em um juízo de valor que é determinado sem reflexão ou conhecimento do assunto e, por essa razão, não possui fundamentação.
Essa opinião sobre algo ou alguém é quase sempre baseada num estereótipo negativo.
Existem diversos tipos de preconceito, como:
o racial;
o social;
o de gênero (misoginia);
o religioso;
o cultural;
o linguístico
Todos possuem raízes históricas profundas para o seu desenvolvimento, que refletem negativamente na sociedade e na vida dos indivíduos até os dias atuais.
O preconceito pode gerar danos psicológicos e até mesmo físicos para suas vítimas. Por isso, atualmente existem movimentos e leis contra os diversos tipos de intolerância.
Preconceito racial
O preconceito racial é a ideia de que pessoas de uma determinada raça ou etnia são superiores a outras.
Neste tipo de preconceito se configura principalmente o racismo. Uma das formas mais comuns de manifestação deste preconceito é em relação a pessoas negras, que historicamente são marginalizadas e estereotipadas por brancos.
Preconceito social
Também chamado de preconceito de classe social, é relacionado ao mau tratamento ou estereótipo negativo dado a uma pessoa quanto ao seu status social.
É um preconceito que normalmente aparece devido às diferenças de vida e privilégios sociais entre ricos e pobres. Entretanto, também pode ocorrer entre pessoas que pertencem a mesma classe social.
O preconceito social pode estar relacionado a diversos aspectos, como:
nível de escolaridade;
padrão social de vida;
renda salarial;
quantidade de bens;
cargos profissionais;
acesso à cultura;
local de moradia, entre outros aspectos ligados a uma posição social.
Assim como outras manifestações preconceituosas, o preconceito social é normalmente motivado por um sentimento de superioridade de uma pessoa em relação a outra.
Este tipo de preconceito, como os demais, pode se manifestar através de intolerância e de dificuldade de convivência com indivíduos que não possuem a mesma posição social e privilégios financeiros.
Preconceito religioso (intolerância religiosa)
O preconceito quanto às diversas religiões acontece quando existe um sentimento de desprezo, desvalorização ou sentimento de superioridade de uma pessoa em relação à outra que possui uma religião, fé ou conjunto de crenças diferente.
O preconceito religioso também se manifesta através de atitudes de intolerância e tentativa de invalidação da crença, religião e rituais religiosos de outras pessoas. É comumente conhecido comointolerância religiosa.
Esse tipo de preconceito, dependendo da intensidade que acontece, pode gerar manifestações violentas, perseguições e guerras.
Situações de conflitos ocorridas em períodos antigos, como na Idade Média, e até mesmo casos mais atuais, como o Holocausto dos judeus na Alemanha (1933 - 1945), são exemplos de preconceito religiosos.
Os crimes motivados por preconceito de identidade de gênero ou orientação sexual são considerados uma violação (desrespeito) aos direitos humanos.
Para ajudar a combater esse preconceito, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional contra a Homofobia, marcado no dia 17 de maio.

0 Comentários