METRO

O metro foi inicialmente definido considerando-se a quarta parte de um meridiano terrestre dividida em 10 mi-lhões de partes iguais. Cada uma dessas pequenas partes foi chamada de 1 metro.Como os meridianos da Terra não são todos iguais, uma nova definição foi apresentada: 1 metro é a distância entre dois traços marcados sobre uma barra de platina (90%) e irídio (10%), mantida no Instituto Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, nas proximidades de Paris: é o metro padrão. Essa definição perdurou até 1983, quando foi aprova-da a definição atual de metro que é apresentada no quadro geral de unidades, no final da Parte III deste livro.

O metro padrão.



Medidas  comprimento e tempo

Para melhor conhecer as grandezas envolvidas num fenômeno, a Física recorre a medidas. 

Com uma fita métrica podemos medir comprimento. O metro (símbolo: m) é a unidade funda-mental de comprimento do Sistema Internacional de Unidades (SI)*. O metro admite múltiplos, como o quilômetro (km), e submúltiplos, como o centímetro (cm) e o milímetro (mm).

Outra unidade importante em nosso estudo é a unidade fundamental de tempo do Sistema Internacional de Unidades (SI): o segundo** (símbolo: s). O segundo admite múltiplos, como o minuto (min) e a hora (h), e submúltiplos, como o milissegundo (1 ms 5 1023 s), o microsse-gundo (1 js 5 1026 s) e o nanossegundo (1 ns 5 1029 s)