Etapas da Filosofia Grega


Etapa Antropológica

(Da reflexão sobre a natureza ao estudo das questões  humanas)

Os filósofos que você presta na aula anterior, todos eles são Mileto são  os chamados naturalistas buscam um problema principal deles de  a causa principal de todas as coisas a da própria natureza. 



É por isso  mesmo que foram chamados naturalistas.

Esta atitude mudou uma perspectiva radical precisamente no século V aC na  sua orientação: De uma desexplicação passou  para uma perspectiva de explicação da natureza (antropos), isto é, uma  perspectiva antropológica e antropocêntrica.

Foram os sofistas que na origem desta mudança. Estes  consideram-se sábios (de sophos, sábios). Estes professores e  mestres que em Atenas formaram os jovens atenienses para serem bons  cidadãos e em consequência disso servirem melhor a ateniense. 

Assim o Homem (antropos) passou a ser um problema central, passou a ser o centro de toda a problemática grega pensando no Homem e nos seus valores.Com os sofistas abre-se uma nova abordagem sobre o conhecimento: o conhecimento passa a ser relativo e um cepticismo que também aparece como característica de conhecimento nesta época.Segundo Protágoras, filósofo desta época, «o Homem é a medida de todas as coisas, das que são enquanto são e das que não são enquanto não são» . Este enunciado conduz-nos a duas perspectivas do conhecimento: Relativismo e Ceticismo. O relativismo defende que nãohá absoluta verdade e universal, mas uma diversidade de opiniões, enquanto que o cepticismo sustenta que se há verdade absoluta não é possível conhecer-la. Esta posição é defendida por Górgias.

Os sofistas ocupados na educação dos jovens, privilegiando a formação do espírito nos seus diversos campos, defendendo o uso da palavra como instrumento de persuasão e meio de convencer e arrastar as massas.

Em oposição a este tipo de ensinar um cidadão ateniense, filósofo mais reconhecido de todos os tempos: Sócrates. Contrariando o pensamento dos outros sofistas que se julgam sábios, ele vem com máxima seguinte: «só sei que nada sei, mas nisso supero a todos outros que nem isso sabem. Ao mesmo tempo Sócrates alia a sua humildade intelectual, o lema de toda a sua vocação humana: «Homem, conhece-te a ti mesmo». Em vez de acreditar as pessoas ele usaram a maiêutica ea ironia.

Sócrates educa a juventude em ordem aos valores universais e eternos, e por isso foi considerado o perturbador da ordem e corruptor da juventude o que lhe levou a ser julgado e condenado a morte tomando um veneno mortífero - a cicuta.



Resumindo

 A filosofia época antropológica da grega é formada pela lógica estudo no estudo do próprio Homem. O Homem torna-se o centro de todas as atenções.

 A época antropológica esteve sob a orientação de um grupo de filósofos chamados sofistas.

 Eram os chamados sofistas porque acharam-se opiniões.

 Com os sofistas inicia a questão da relatividade do conhecimento. 

Com eles iniciam também o primeiro passo sobre o ceticismo.

 Os sofistas ensinam os jovens para assumirem certas tarefas na sociedade. E uma das grandes formas de ensinar era a oratória (o uso da palavra para convencer e arrastar as massas).

 Atitude de se achar sábio foi contestada por Sócrates ao afirmar que eu sei que nada sei.