DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA E MORAL


1. Noção de ética e moral 

As palavras moral e ética têm significado semelhante que  deriva de mores e de ethos. Estes termos no latim e nogrego,  respectivamente, designam a trajetória que constitui o seu objeto. 

Moral 



Compreendemos o termo moral como os termos dos princípios, das  normas, dos conjuntos de julgamentos ou valores de ética  determinados pela mesma sociedade  sem, contudo, pelo que têm de refletir sobre seu significado,  sua importância e sua necessidade . 

A moral está para a ordenação dos fatos, no que concerne aos seus  princípios, como suas normas, os seus valores. Ainda que cada sociedade e  cada cultura possui seus princípios, estes são partilhados em comum  pela maioria das sociedades. Assim, podemos ser objeto de levantamento e  de nossas normas, princípios e valores, descrição ou nome de  ética descritiva, que ainda não podemos chamar de ética própria  dita. 

Ética 

O termo ética etimologicamente quer dizer traje, conjunto de atos que uma condição ou pessoa executam porque estão sendo válidos. Podemos dizer que a ética também é uma disciplina filosófica que compreende todas as questões referentes às ideias morais e às normas de conduta humana. 

As características de caráter ético assinalam-se desde os pré-socráticos das máximas (expressões usadas para exprimir um ensinamento), contudo só com Sócrates é que se forma um pensamento moral autónomo, ligado ao próprio destino do Homem social e religioso. Aninhar sentido, toda a filosofia desde a clássica, medieval, moderna e contemporânea, ocidental e oriental, debruça-se sobre as éticas, dado que os valores e as normas são o eixo de convergência entre a teoria e prática. O fato da sociedade e o indivíduo agirem e avaliarem os seus atos também em função das condições de vida e do meio em que se inserem, a ética tornou-se o objeto de reflexão das ciências sociais. 

Os elementos comuns e linha divisória dos dois campos. 

2. Elementos comuns e linha divisória dos dois campos. 

A moral e a ética são muitas vezes tratadas como sinónimos, contudo, não são a mesma coisa, isto é, são diferentes. Elas possuem de comum o fato de reflectirem sobre o comportamento e a ação humana. 

A linha divisória dos dois campos desponta na medida em que a ética, diferentemente da moral, indagação sobre os valores através dos quais avaliamos e sobre os critérios que orientam a referida. 

Uma ética debruça-se sobre a investigação das condições a partir das quais podemo-nos a ou não, em relação acto moral e em moralidade. 

Desta feita, a ética pesquisa sobre os princípios e os fundamentos da moral, que uma dimensão mais prática, virada para a atuação no dia-a-dia e às suas exigências imediatas. A moral constrói-se a partir da reflexão e da Formulação de questões e princípios gerais que orientam uma ação. 

Por um lado, a moral está ligada à aplicação concreta das regras (salientando-se a diversidade de morais) e as situações do cotidiano perante como devemos decidir e seu eixo é mais local, virada à maneira concreta de vida de uma sociedade, sendo possível ouvir falar sobre condutas morais e princípios éticos. Ou seja, a moral está fiel à convivência entre os membros de uma determinada sociedade, de modo



que nas relações interpessoais são interdições, regras, a moral irrompe confrontada com os comportamentos dos homens ligados às obrigações que socialmente devem cumprir para a coexistência sã entre os homens. 

De outro lado, a ética ocupa-se da fundamentação racional das normas morais, ou seja, do humano, conquanto ela possui caráter universal ao se debruçar sobre a humanidade da pessoa enquanto tal e sobre as condições que definem a consideração pela pessoa humana Nesta ótica, a moral obrigatória aparece à obrigação, à ação em conformidade com o dever e a ética vai tratar da finalidade da vida, quer dizer, a felicidade, a vida boa, o viver bem. 


RESUMINDO

• Os conceitos de ética e moral que têm em comum o fato de incidirem sobre o comportamento e ação humanos, mas a ética, ao invés da moral, procura reflectir sobre os valores com os quais avaliamos e sobre os critérios que presidem a ensaio de avaliação. 

• A ética se preocupa, em investigar as condições a partir das quais se pode falar ou não em ato moral e em moralidade. 

• Sendo assim, a ética debruça-se sobre os princípios e os fundamentos da moral. A moral por sua vez, tem uma dimensão mais prática, ligando-se ao agir quotidiano e às suas exigências imediatas, mas a ética elabora-se por proposta de reflexão e formulação teórica de questões e princípios gerais norteadores da ação. 

• A moral ética está ligada à aplicação concreta de regras certas e às  sociedades do dia-a-dia, a ética racional se preocupa com o fundamento  racional das normas morais e do agir humano. 

• A ética tem uma dimensão universalista porque se debruça  sobre a humanidade da pessoa, enquanto que a moral tem  uma dimensão mais local, debruçando-se sobre os modos  da vida social.