STOP CASAMENTOS PERMATUROS,

STOP VIOLÊNCIAS,

PARA UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL SAUDÁVEL E MENOS DESIGUAL.



DISCRIMINAÇÃO RELACIONADOS AO HIV



Discriminações relacionadas ao HIV normalmente baseiam-se em atitudes e crenças estigmatizantes em relação a comportamentos, grupos, sexo, doenças e morte. A discriminação pode ser institucionalizada através de leis, políticas e práticas que focam negativamente em pessoas que vivemcom o HIV e grupos marginalizados.


Embora a doença não tenha ainda cura conhecida, hoje em dia é possível ter qualidade de vida mesmo sendo soropositivo. Isso vai depender principalmente de dois fatores: o diagnóstico precoce e o correto tratamento da patologia. O vírus HIV ​é transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.


direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva. Nenhuma ação poderá restringir seus direitos completos à cidadania. A condição de portador da doença também pode conceder direitos, como o auxílio-doença por HIV, aposentadoria por invalidez e benefício de prestação continuada (LOAS).


A internalização do estigma agrava os sintomas do transtorno mental, levando a isolamento, sentimentos de baixa autoestima, culpa e autorreprovação.


Várias linhas de evidência sugerem que oestigma pode causar isolamento social, seja por medo de rejeição, de avaliações negativas, ou de outras pessoas descobrirem seu status (no caso de situações que podem ser ocultadas, como a infecção pelo HIV, doença mental , baixo nível sócio-econômico,orientação sexual).23/03/2014